19 de novembro de 2008

Atualização ortográfica

Conforme explicado aqui, começo a atualizar também este blogue às novas regras ortográficas estabelecidas pelo Acordo de 1990, que entra em vigor ano que vem.
Já fiz toda a atualização do Palavras à pena, e me surpreendeu constatar que são raríssimas as palavras que mudam. Sério. Ou eu devo estar usando sempre as outras. Nesta postagem aqui, por exemplo, ainda não apareceu nenhuma palavra que precise de alteração. E ainda não arrumei tempo para falar do porquê português.
Quem sabe até o fim do mês?

3 comentários:

patricia pereira disse...

Não tenho certeza se é porque sou de outros tempos, mas a palavra ideia e geleia sem acentos me dão arrepios. Tenho sempre a impressão que vou ler "idêia" e "gelêia".

Luis disse...

olá, patrícia!
acho que é só uma questão de costume com a grafia.
antigamente "ele" tinha acento, por exemplo (êle), e muita gente deve ter tido a impressão de que ia pronunciar "éle" depois que o acento caiu...
Em palavras atuais, nem sempre a vogal aberta é marcada com acento, como em "seta", "fede" (como em "esse lugar fede"), "mostra" etc.

Nicolay disse...


Reli o meu comentário, se no anterior você bocejou, neste último dei-lhe tempo para 3 sonecas...

:-)

Desculpe.

Mas relendo não pude deixar de constatar que me esqueci de dizer 3 frases:

Errar é humano.
O Senhor escreve muitíssimo bem.
Em qualquer parte do Mundo.

Abç.

Nico